segunda-feira, 27 de setembro de 2010
E ai Deus faço ou não faço?
COMUNICAÇÃO EM MÍDIAS DIGITAIS – CMD (Campus I – João Pessoa)
Modalidade: Bacharelado
Criação: 04.06.2009 (Resolução CONSEPE No 38 de 30.07.2009)
Vinculação principal: Departamento de Mídias Digitais (DEMID)
Descrição: O curso de Comunicação em Mídias Digitais na UFPB, tem como objetivo formar um novo profissional de comunicação - Produtores de Conteúdo - dotado de competências na área de comunicação social, mas também em tecnologias, design, artes visuais e informática. Esta formação é inovadora e responde aos desafios, para os profissionais de comunicação do século XXI.
Este novo perfil profissional, especializado no uso das onipresentes «Novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação» - NTDIC, dotará os diplomados de conhecimentos teóricos e sólidas competências práticas, capacitando-os a atuar com elevada produtividade e qualidade, nas mais diversas áreas da comunicação, de maneira autônoma ou em equipe.
Os egressos do curso de Comunicação em Mídias Digitais serão capacitados a:
Conhecer conceitos, teorias, procedimentos, best practices, funcionalidades e normas técnicas das tecnologias digitais e conteúdos essenciais das áreas da comunicação, marketing, educação etc., pertinentes/aplicáveis ao seu trabalho.
Saber aplicar com elevado padrão de competência técnica, integrando equipes multidisciplinares, as diversas tecnologias digitais às áreas de artes, comunicação, marketing, educação, etc. e levando em conta: 1) o contexto de utilização; 2) os requisitos funcionais impostos por legislação externa e/ou normas /aspectos técnicos internos; 3) as limitações; 4) a otimização do custo-benefício.
Assessorar profissionais das mais variadas áreas a planejar, escolher e utilizar tecnologias digitais (hardwares e softwares) necessárias ao desempenho otimizado de suas tarefas.
Analisar e Avaliar o uso e as aplicações das tecnologias digitais nas variadas áreas(comunicação, marketing, educação etc.) e prover recomendações em conseqüência.
Propor/Pesquisar/Desenvolver novos métodos, técnicas e produtos, aplicáveis à área das tecnologias digitais.
Formar profissionais de comunicação, ou o público em geral, no uso das tecnologias digitais, em especial no uso de hardware e softwares dedicados (conhecer as ferramentas).
Análisar novas oportunidades de uso das tecnologias digitais em áreas como: artes, música, comunicação, educação EAD, etc.
Identificar novas tendências de uso (ou de usos alternativos) destas tecnologias, explorando novas combinações e possibilidades de expressão.
Implementar projetos, integrando equipes multidisciplinares, objetivando desenvolvimento de aplicações usando as novas tecnologias digitais: introduzindo a perspectiva “ciências humanas”.
O programa caracteriza-se por uma formação essencialmente multidisciplinar, integrando conteúdos de comunicação aos aspectos técnicos das tecnologias subjacentes à imprensa (impressa e eletrônica), Rádio, TV e Internet, entre outros.
Os métodos, técnicas e ferramentas (software e hardware) originários das tecnologias digitais de informação e comunicação, são atualmente aplicados às seguintes áreas de atuação, dentre outras: Jornalismo (digital, on-line, multimídia), Rádio e Televisão, Cinema, Animação Eletrônica e Vídeo, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Editoração.
Enquanto área de conhecimentos, a Comunicação em Mídias Digitais tem por objeto de estudo analisar os impactos e transformações causadas pelo uso das NTDIC e:
§ Seus impactos modificadores nas diferentes formas de interações sociais;
§ As modificações de comportamento induzidas pelo uso das NTDIC;
§ Os novos usos e usos alternativos das NTDIC;
§ O uso das NTDIC nos processos de aquisição, produção, pós-produção, empacotamento e distribuição de conteúdos informacionais mono e multimodais;
§ A melhoria da produtividade e da qualidade nos processos de produção nas diferentes áreas de comunicação social.
As Mídias Digitais perpassam e vão além das teorias e processos existentes na área de Comunicação Social, integrando alem destes métodos quantitativos, normas técnicas, e o uso de equipamentos e softwares, englobando sete eixos temáticos: Editoração Eletrônica, Imagem Digital, Infografia, Áudio Digital, Vídeo, Internet e Aplicações Web, Multimídia, Animação Eletrônica. Estes eixos de atuação do CMD, bem como as interações com outras áreas do conhecimento, estão identificados na figura a seguir:
Duração: 08 (mínima) a 12 (máxima) períodos letivos.
O curso tem uma duração de quatro anos (oito semestres), com 22 a 30 créditos por semestre. A carga horária total do curso é de 3360 horas (224 créditos).
Estrutura Curricular: Devem ser salientados os seguintes aspectos em relação à estrutura curricular do curso de Comunicação em Mídias Digitais :
§ Integração entre o ensino, a pesquisa e a extensão, bem como entre disciplinas teóricas e práticas proporcionando além dos conceitos e teorias, o desenvolvimento de habilidades e competências praticas;
§ Presença de dois eixos na composição curricular, indissociáveis e idênticos em importância: Ciências Humanas e Tecnológico;
§ Estágio supervisionado, em meio profissional ou acadêmico, totalizando 300 horas, objetivando a observação e intervenção do estudante para o exercício profissional, bem como facilitar sua integração no meio profissional;
§ TCC dividido em três etapas: TCC-0: Definição da problemática e revisão bibliográfica inicial (4 Cr), TCC-1: Elaboração do projeto (4 Cr) e TCC-2: Execução do projeto (4 Cr).
§ Conteúdos flexíveis, permitindo ao estudante ser creditado por atividades como seminários, congressos, colóquios, oficinas, projetos de ensino, de pesquisa e de extensão;
Corpo docente: O curso possui 06 professores doutores, 02 doutorandos, 01 mestre e 01 detentor de notório saber.
Seis novos professores estarão sendo contratados até 2012 para as seguintes áreas: Imagem Digital & Infografia, Áudio Digital, Vídeo Digital, Multimídia, Internet & Aplicações Web, Animação Digital.
Laboratórios: Tão logo seja finalizada a construção no bloco de Mídias Digitais (iniciada em 01.02.2010), o curso contará com instalações seguras, modernas e dotadas de conforto ergonômico, térmico, acústico. Os equipamentos e softwares utilizados nos estúdios e laboratórios serão de última geração (adquiridos em 2010), o que possibilitará aos alunos conhecerem e utilizarem os equipamentos e tecnologias que eles encontrarão, uma vez estagiando ou diplomados, nas Estações de Rádio e TV, Produtoras, Gravadoras, Editoras, Software houses, Portais Internet, Assessorias, etc.
O bloco de Mídias Digitais contará, nos seus dois andares, com as seguintes facilidades:
Estúdio de TV;
Estúdio de Áudio;
Laboratório de Áudio & Multimídia;
Laboratório de Vídeo;
Laboratório de Imagens Digitais & Infografia;
Salas de aula dotadas de climatização, sonorização, acesso Internet e data-show fixo no teto;
Áreas administrativas: DEMID e CMD;
Áreas técnicas e de apoio.
Estágios: Os estágios supervisionados são parte integrante do currículo de Mídias Digitais, contam créditos para a carga-horária do estudante no curso e constituem oportunidades de observação e interlocução com a realidade do mercado profissional e possibilitam a iniciação e intervenção para o exercício profissional.
A opção de estágio “integração em empresa/indústria” oferece ao aluno a possibilidade de participar de um projeto aplicado em meio empresarial, integrando uma equipe multidisciplinar, colocando em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do curso. A opção de estágio “projeto institucional” colocará o aluno em uma situação de produção semelhante aquela dos profissionais autônomos. O aluno deverá tratar um problema real, analisar as possíveis soluções, escolher (e justificar) a solução a adotar e implementar a mesma, mediante a realização técnica de um produto/sistema. Finalmente, a opção “exploração e experimentação” colocará o aluno em situação de pesquisa e desenvolvimento, dentro de um laboratório de pesquisa.
O setor de captação e acompanhamento acadêmicos dos estágios estabelecerá convênios com o Centro Integrado Empresa-Escola (CIEE), bem como entidades públicas e privadas das mais diversas áreas de atividade, externas à UFPB para captação de estágios remunerados que propiciem aos alunos de Comunicação em Mídias Digitais um treinamento hands on nas condições reais de trabalho facilitando a transição e inserção no mercado de trabalho, uma vez diplomados.
Mercado de Trabalho: Presentemente, torna-se difícil identificar uma área das Comunicações – Jornalismo, Rádio e Televisão, Cinema, e Vídeo, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Editoração - que não se beneficie/utilize diretamente as NTDIC para a desenvolvimento de suas atividades de planejamento, concepção, produção, distribuição e gestão de processos e produtos.
Em conseqüência, o mercado de trabalho para um profissional dotado da formação teórica e da competência prática nas tecnologias digitais de comunicação é bastante abrangente e se encontra em processo de contínua expansão.
Um levantamento prospectivo deste mercado permite identificar os seguintes áreas de atuação para um profissional de Comunicação em Mídias Digitais (dentre outras), trabalhando integrado a uma equipe, ou de maneira autônoma (free-lancer):
§ Empresas de engenharia: planejamento e desenvolvimento de projetos assistidos por computador e de maquetes 3D.
§ Empresas especializadas em games/jogos interativos para diversão, entretenimento, cultura, etc.
§ Firmas de advocacia e laboratórios técnicos forenses: simulação e reconstituição de eventos.
§ Empresas de telefonia/telecomunicações.
§ Artistas, criadores de novas formas de expressão baseadas em tecnologias: arte eletrônica, arte interativa, net art etc.
§ Empresas especializadas em formação de usuários finais no uso das tecnologias digitais (hardware e softwares).
§ Universidades e empresas atuando no segmento do ensino presencial e EAD: desenvolvimento de objetos pedagógicos.
§ Empresas e indústrias que comercializem produtos via e-Business: B2C (business-to-consumers), B2B (business-to-business), B2PA (business-to-public administration), operando via Internet, Intra,Extranets
§ Entidades governamentais operando C2P (consumer to Public), com foco na recepção e disseminação de
§ informações governamentais ao público em geral.
§ Jornais (on line), em especial aqueles atuando nas áreas de web jornalismo e jornalismo multimídia.
§ Revistas especializadas (fotografias, criação artística e programação visual).
§ Blogs, Flogs, Vlogs, Podcasts (desenvolvimento periódico de conteúdos).
§ Rádios (em especial aquelas difundindo em simulcasting via web ou com programação específica para a difusão via web).
§ Estações de rádio (AM, FM, OC, Satélite e Internet) e de TV (Aberta, Cabo, Satélite).
§ Estações de rádio e de TVs corporativas (aeroportos, estações de trem e ônibus),
§ supermercados, centros de compras, etc.
§ Empresas especializadas em produtos e serviços nas áreas de infografia e multimídia.
§ Empresas de TV, em especial com transmissões digital (HDTV) e programação interativa.
§ Empresas produtoras de conteúdos para TV, distribuídos via cabo ou satélites.
§ Produtoras de Cinema e Vídeo digital: criação de efeitos especiais, concepção e criação de interfaces interativas, criação de cenários/ambientações digitais.
§ Gravadoras: gravação, produção de efeitos, masterização de áudio digital.
§ Estúdios profissionais de fotografia: restaurações, retoques, composições, ajustes de cor, brilho, saturação, para fotografias profissionais e books.
§ Editoras e Gráficas: editoração de impressos.
§ Empresas especializadas em estampagem de tecidos e roupas (camisetas e objetos em geral)
§ Assessorias de comunicação de empresas, indústrias, órgãos governamentais, organizações não governamentais etc.
§ Secretarias de Comunicação: nas esferas municipal, estadual e federal.
§ Assessorias de Relações Públicas.
§ Empresas de publicidade e propaganda.
§ Empresas especializadas em Marketing Eletrônico.
§ Empresas produzindo e/ou hospedando web sites e portais (web designers e programadores).
Entrelaçamento com a Pós- Graduação: As atividades de ensino no CMD encontram-se estreitamente entrelaçados às atividades de pesquisa. Presentemente, sessenta por cento dos docentes do curso integram o corpo docente do Mestrado em Comunicação da UFPB.
Este entrelaçamento se manifesta particularmente através das disciplinas Metodologia do Trabalho Científico, Pesquisa Aplicada à Comunicação em Mídias Digitais e Trabalho de Conclusão de Curso I e II, bem como na escolha de determinados temas com ênfase acadêmica, que servirão ao TCC (os estudantes poderão também optar por projetos com orientação mercado).
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